Você está em / Atuação / Esgoto

Sistema de Esgotamento Sanitário

  O sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário entrou em operação em 2013, possui atualmente 1404 imóveis ligados a rede coletora, com serviço de coleta e tratamento de esgoto sanitário. O SIMAE conta com 18.601(dezoito mil seiscentos e um) metros de rede de coleta de esgoto sanitário instalada.
Todos os dias nós tomamos banho, lavamos nossas louças e realizamos diversas outras atividades com água, após o uso a água é descartada suja e contaminada, tem-se o esgoto sanitário.
A composição do esgoto é de 99,9% de água e 0,01% de resíduos sólidos orgânicos, alimentos, fezes, etc. Além de compostos e micro-organismos, que poluem os solos e rios.
Todo curso d’água possui bactérias que se alimentam da matéria orgânica do esgoto e ajudam a eliminar a sujeira, mas essa capacidade depende da vazão do rio, características e quantidade de material lançado.
Considerando que as pessoas tendem a viver em aglomerados, cidades, comunidades, bairros... Há uma concentração de esgoto e contaminação em um ponto comum, que se lançado in natura provocara desequilíbrio de rios e solos.
Por isso a necessidade de uma Estação de Tratamento de Efluentes - ETE, que pode ser definida como, uma estrutura destinada a realizar a redução dos contaminantes existentes no esgoto sanitário e devolver para o meio ambiente sem causar danos.
Pensando na qualidade de vida dos munícipes e melhorias das condições ambientais, iniciou-se em 2013 a operação de sistemas públicos de coleta e tratamento de esgoto nos municípios de Capinzal e Ouro operados pelo SIMAE.  O sistema compreende a coleta e transporte, e o tratamento do esgoto sanitário.

Ligação de esgoto
  A ligação de esgoto consiste no conjunto de tubos e peças, destinados a coleta e despejo de esgoto proveniente do imóvel a rede coletora. É a interligação entre a saída de esgoto do imóvel a rede coletora de esgoto, através de ramais prediais externos, utilizando para isso selim e curvas, finalizando em um Til instalado na calçada.
É executado com tubos de PVC com diâmetro nominal mínimo de 100 mm e declividade mínima de 2%.

Til
  A interligação da rede predial a rede pública coletora deverá obrigatoriamente ser executada através da instalação de um dispositivo de inspeção e limpeza – Til no tubo do ponto de coleta, peça de PVC instalada no passeio, provido de tampa específica. Podendo ser para ligação de única ou de mais de um lote.
O Til auxilia na inspeção da ligação e possível manutenção.
As tampas utilizadas nos Til’s anteriormente eram de PVC, porem a fragilidade demostrada por estas ao logo da utilização foram substituídas por tampas de FºFº100mm

Rede coletora
  A rede coletora é o conjunto de tubulações geralmente em PVC de no mínimo 150mm, com a função de receber os esgotos gerados nos imóveis e coletados pelos ramais prediais e encaminhar para estações de tratamento.
Elas são implantadas a profundidades variadas, priorizando o encaminhamento do esgoto por gravidade. Em algumas situações, em virtude a topografia, o esgoto tem que ir para as partes mais altas, para isso utiliza-se das Estações Elevatórias de Esgotos (EEE).
No inicio de cada rede coletora temos os poços de inspeção e ao longo dos trechos coletores, nas mudanças de direções, entroncamentos e esquinas, se faz necessária a execução de Poços de Visitas-PV.
Os PV’s auxiliam na manutenção, limpeza e desobstrução da rede caso algum material indevidamente venha para no sistema de coleta.

Estações de tratamento de esgoto sanitário

O SIMAE possui 03 (três) estações de Tratamento de esgoto sanitário em operação, 01 (uma) no loteamento Novo Horizonte no Município de Capinzal, 01 (uma) na Rua Ernesto Hachmam (Área de Lazer), no Município de Capinzal e 01 (uma) no Distrito de Santa Lucia no Município de Ouro, todas atendem aos padrões de lançamento de efluentes em corpos hídricos de acordo as exigências da legislação Federal e Estadual.


ETE - Área de Lazer
Área de lazer
7L/s
3.286 habitantes
Parte do Centro de Capinzal, Parte do Centro de Ouro, Bairro Navegantes e Loteamento kleinubing.
Físico-químico com coagulação e Flotação
A estação de tratamento de esgoto sanitário entrou em operação em 2014, atendendo parte da área central de Capinzal e Ouro. O tratamento é do tipo físico-químico com capacidade de tratamento de 605 m³ (seiscentos e cinco cúbicos) por dia

O sistema de tratamento é composto por:
Tratamento preliminar: 
Gradeamento mecanizado, automatizado, tipo cinturão filtrante para remoção de resíduos sólidos grosseiros até 3 milímetros de espessura, caixa para remoção de areia, mecanizada (caixa de areia), peneira estática autolimpante para remoção de sólidos até 0,3 milímetros. 

Tratamento primário/secundário físico-químico:
Composto por bombas submersas para recalque de esgoto, 02 (dois) tanques de equalização com capacidade de 15m³ (metros cúbicos) cada, 02(dois).
Flotador a ar dissolvido:
Dois sistemas de flotação com capacidade de 15m³ (metros cúbicos) por hora composto por:
Sistema de recalque de esgoto equalizado, dosagem de produtos químicos, floculadores, tanques de flotação e reservatórios de lodo flotado.
Sistema de desidratação de lodo: realizado através de decanter centrifugo. O esgoto tratado após o flotador segue para a próxima fase do tratamento.

Tratamento terciário:
Possui 02(dois) tanques de desinfeção, com adição de cloro. Para eliminação de microrganismos patogênicos, o composto de cloro utilizado é o tricloro s triazina triona.


ETE - Novo horizonte
Novo Horizonte
7,96 L/s)
867 habitantes
Novo Horizonte, Poente do Sol e Área Industrial.
Biológico, através de UASB e Biofiltro Aerado.
A estação de tratamento de esgoto sanitário entrou em operação em 2013, atende 100% das residências do Loteamento Novo Horizonte, Poente do Sol e Área Industrial (empreendimentos com esgoto Sanitário com características de esgoto doméstico). O tratamento é do tipo Biológico com capacidade de tratamento de 688 m³ (seiscentos e oitenta e oito metros cúbicos) por dia. 

O sistema de tratamento é composto por: 
Tratamento preliminar: 
Gradeamento grosseiro e gradeamento fino, para remoção de sólidos, caixa para remoção de areia (caixa de areia) e medição de vazão através de sensor ultrassônico, para quantificar a entrada de esgoto na estação de tratamento. 

O tratamento primário:
Composto por 02 (dois) reatores anaeróbios de manta de lodo e fluxo ascendente (uasb - upflow anaerobic sludge blanket). Remove a matéria orgânica anaerobicamente (sem a necessidade de oxigênio), através da passagem do esgoto pela manta de lodo contendo microrganismos anaeróbios, 

Tratamento secundário:
Composto por 02(dois) reatores aeróbio-biofiltros aerados submersos, 02(dois) decantadores de lodo. Recebe o esgoto tratado do reator uasb e remove a matéria orgânica remanescente de forma aeróbica (presença de oxigênio), através de microrganismos específicos. A injeção de oxigênio e feita através de 02 (dois) sopradores de ar de 7,5cv, 01 para cada biofiltro.

Tratamento terciário:
Possui 02(dois) tanques de desinfeção, com adição de cloro. Para eliminação de microrganismos patogênicos, o composto de cloro utilizado é o tricloro s triazina triona.


ETE - Santa Lucia
Santa Lucia
3 L/s
126 habitantes
Parte da Comunidade Do Distrito de Santa Lucia em Ouro/SC
Biológico, Fossa Séptica, Filtro anaeróbio e Zona de Raizes.
A estação de tratamento de esgoto sanitário do distrito de Santa Lucia no município de Ouro entrou em operação em 2018, projetado para atender 720 pessoas. O tratamento é do tipo Biológico com capacidade de tratamento de 259 m³/dia (duzentos e cinquenta e nove metros cúbicos) por dia.

O sistema de tratamento é composto por:
Tratamento preliminar: 
Gradeamento grosseiro, para remoção de sólidos e medição de vazão através de calha parshall, para quantificar a entrada de esgoto na estação de tratamento. 

Tratamento primário:
Composto um tanque séptico seguido de um biofiltro anaeróbio de fluxo ascendente. Remove a matéria orgânica anaerobicamente.

Tratamento secundário:
Composto por 01 (um) Tratamento biológico por zona de raízes ou Wetlands de fluxo vertical. 
O Wetlands é composto: Por Plantas aquáticas plantadas sob o material filtrante, com as camadas de areia grossa, brita e pedra pulmão, o sistema possui manta de tecido (bidim) e impermeabilizado com manta de PEAD. 
O leito filtrante fica totalmente imerso no efluente, as raízes das macrófitas liberam oxigênio para as bactérias presentes no leito, que removem a matéria orgânica presente.