Você está em / Atuação / Esgoto
Sistema de Esgotamento Sanitário
O sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário entrou em operação em 2013, possui atualmente 1404 imóveis ligados a rede coletora, com serviço de coleta e tratamento de esgoto sanitário. O SIMAE conta com 18.601(dezoito mil seiscentos e um) metros de rede de coleta de esgoto sanitário instalada.Todos os dias nós tomamos banho, lavamos nossas louças e realizamos diversas outras atividades com água, após o uso a água é descartada suja e contaminada, tem-se o esgoto sanitário.
A composição do esgoto é de 99,9% de água e 0,01% de resíduos sólidos orgânicos, alimentos, fezes, etc. Além de compostos e micro-organismos, que poluem os solos e rios.
Todo curso d’água possui bactérias que se alimentam da matéria orgânica do esgoto e ajudam a eliminar a sujeira, mas essa capacidade depende da vazão do rio, características e quantidade de material lançado.
Considerando que as pessoas tendem a viver em aglomerados, cidades, comunidades, bairros... Há uma concentração de esgoto e contaminação em um ponto comum, que se lançado in natura provocara desequilíbrio de rios e solos.
Por isso a necessidade de uma Estação de Tratamento de Efluentes - ETE, que pode ser definida como, uma estrutura destinada a realizar a redução dos contaminantes existentes no esgoto sanitário e devolver para o meio ambiente sem causar danos.
Pensando na qualidade de vida dos munícipes e melhorias das condições ambientais, iniciou-se em 2013 a operação de sistemas públicos de coleta e tratamento de esgoto nos municípios de Capinzal e Ouro operados pelo SIMAE. O sistema compreende a coleta e transporte, e o tratamento do esgoto sanitário.
Ligação de esgoto
A ligação de esgoto consiste no conjunto de tubos e peças, destinados a coleta e despejo de esgoto proveniente do imóvel a rede coletora. É a interligação entre a saída de esgoto do imóvel a rede coletora de esgoto, através de ramais prediais externos, utilizando para isso selim e curvas, finalizando em um Til instalado na calçada.
É executado com tubos de PVC com diâmetro nominal mínimo de 100 mm e declividade mínima de 2%.
Til
A interligação da rede predial a rede pública coletora deverá obrigatoriamente ser executada através da instalação de um dispositivo de inspeção e limpeza – Til no tubo do ponto de coleta, peça de PVC instalada no passeio, provido de tampa específica. Podendo ser para ligação de única ou de mais de um lote.
O Til auxilia na inspeção da ligação e possível manutenção.
As tampas utilizadas nos Til’s anteriormente eram de PVC, porem a fragilidade demostrada por estas ao logo da utilização foram substituídas por tampas de FºFº100mm
Rede coletora
A rede coletora é o conjunto de tubulações geralmente em PVC de no mínimo 150mm, com a função de receber os esgotos gerados nos imóveis e coletados pelos ramais prediais e encaminhar para estações de tratamento.
Elas são implantadas a profundidades variadas, priorizando o encaminhamento do esgoto por gravidade. Em algumas situações, em virtude a topografia, o esgoto tem que ir para as partes mais altas, para isso utiliza-se das Estações Elevatórias de Esgotos (EEE).
No inicio de cada rede coletora temos os poços de inspeção e ao longo dos trechos coletores, nas mudanças de direções, entroncamentos e esquinas, se faz necessária a execução de Poços de Visitas-PV.
Os PV’s auxiliam na manutenção, limpeza e desobstrução da rede caso algum material indevidamente venha para no sistema de coleta.
Estações de tratamento de esgoto sanitário
O SIMAE possui 03 (três) estações de Tratamento de esgoto sanitário em operação, 01 (uma) no loteamento Novo Horizonte no Município de Capinzal, 01 (uma) na Rua Ernesto Hachmam (Área de Lazer), no Município de Capinzal e 01 (uma) no Distrito de Santa Lucia no Município de Ouro, todas atendem aos padrões de lançamento de efluentes em corpos hídricos de acordo as exigências da legislação Federal e Estadual.