Você está em / Dicas de economia
Como economizar água na cozinha
Na cozinha, quando estiver lavando a louça, ensaboe primeiro toda louça para depois enxaguá-la
Como economizar água no banheiro

- Seja consciente, reduza o tempo no banho. Desligue o chuveiro para passar o shampoo e o sabonete. Além de economizar água, você vai diminuir o consumo de energia elétrica.

- Ao escovar os dentes ou fazer abarba, não desperdice água,deixe a torneira do lavabo fechada. Torne a abri-la para enxaguar a boca.

Veja, a seguir, quanta água se perde com uma torneira mal fechada ou estragada.

- Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta!

- Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês!

- E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício!

- Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água!

Como economizar água no jardim
Regue suas plantas no começo da manhã ou quando o sol não está tão forte e a evaporação é menor. Ao regá-las, use regador ou vaporizador de água, ao invés da mangueira.Dessa forma, você não corre o risco de sufocar suas plantas com muita água e economiza na conta no final do mês.
Como economizar água lavando a calçada
Antes de lavar a calçada,varra bem para que o grosso da sujeira seja removido. A seguir,um balde com água e lave.Assim, você economiza água, tempo e ganha em limpeza.
Como economizar água lavando o carro.
Seu carro não é igual a você. Ele não precisa tomar banho diariamente. Deixe para lavar seu veículo nos finais de semana. Ao invés do uso exagerado de água com a mangueira, utilize um balde.
Garanta que não há vazamentos ou equipamentos danificados.
Faça um check-up com certa periodicidade, para ver se não há vazamentos e/ou equipamentos danificados. Verifique descarga, válvulas, caixa d'água, tubulações e torneiras. Prevenir é a melhor formar de poupar em sua conta de água.
Informe vazamentos.
Sua atuação como cidadão é muito importante. Quando verificar vazamentos na rede pública (ruas da cidade), ligue 3555 1107 e avise o SIMAE. Muitas vezes, o cavalete pode estar vazando, nesse caso ligue e chame o SIMAE para consertá-lo.
Como limpar a caixa da água

A cada 6 meses é recomendável efetuar a limpeza da sua Caixa D’água. Para fazer a limpeza é simples, basta seguir estes passos:

1 - Feche o registro geral ou imobilize a bóia para vedar a entrada de água na caixa.

2 - Abra torneiras e aperte a descarga para esvaziar a caixa (o melhor é utilizar a água com o próprio consumo antes da limpeza).

3 - Deixe quase um palmo de água no fundo da caixa.

4 - Com um pano, esponja ou escova, esfregue bem as paredes da caixa e o fundo. Não use sabão, detergente ou outros produtos químicos.

5 - Retire a sujeira com balde, esponja, panos. Esgote e seque a caixa e depois passe água limpa.

6 - A seguir, limpe a tampa e feche bem para evitar a entrada de insetos, folhas, etc e marque no lado externo a data de limpeza.

Preste atenção no "ladrão" desua caixa d'água. Se houver vazamento quando a caixaestiver cheia, é sinal de que a boia está com defeito. É precisoconsertá-la ou substituí-la.