Você está em / Atuação / Água

Como é o Tratamento de Água em Capinzal e Ouro

  Cada etapa do tratamento da água pode representar um obstáculo à transmissão de doenças. O grau e o tipo de tratamento pode ir de uma simples desinfecção até um tratamento mais complexo, dependendo das condições do manancial que vai ser utilizado. Esses aspectos são estudados numa especialidade da engenharia hidráulica denominada de engenharia sanitária.

Captações de água bruta

  O SIMAE possui 08 captações de água bruta, entre estas 07 (sete) são captações de mananciais subterrâneos (poços artesianos), e uma captação é realizada em manancial superficial (Rio do Peixe).
A água tratada e distribuída na área urbana dos municípios de Capinzal e Ouro é captada em manancial superficial localizada na Rua José Zortéa, na margem esquerda do Rio do Peixe. Nesse local, o SIMAE possui duas estruturas instaladas e em pleno funcionamento, destinadas à captação e bombeamento de água bruta até a estação de tratamento de água central (ETA).

Captação - Rio do peixe
Captação - Rio do peixe

Adução de água bruta para área urbana de Capinzal e Ouro e dos distritos e localidades

  A água bruta captada é transportada através de adutoras até à ETA Central, a adutora consiste em tubulações que conduzem o fluído de um lugar a outro, podendo ser sob pressão (mediante bombeamento) ou gravidade.  
Após a captação a água chega à Estação de Tratamento de Água – ETA Central, através do processo de bombeamento. Para este processo são utilizados moto-bombas com capacidade de elevação de 90 metros e uma distância de aproximadamente 1km.
Para os sistemas localizados nos distritos e localidades dos municípios de Capinzal e Ouro o processo consiste em captar a água bruta através de bombas submersas, as quais a bombeiam até as estações de tratamento de água.

Tratamento de água

  O SIMAE possui 08 Estações de tratamento de água (ETAs):

  • A Estação de Tratamento de Água Central, localizada na Rua Domingos Omizollo – São Luís, no município de Capinzal. O sistema de tratamento utilizado é do tipo convencional.
  • As outras 07 (sete) Estações de Tratamento de Água – ETA, são do tipo simplificado, localizadas nos distritos de: Alto Alegre e Santa Lúcia, e nas localidades de Barro Preto, Capitel Santo Antônio, Lindemberg, Vidal Ramos, Vila União.

Sistema de distribuição

  Devido às condições geográficas dos municípios de Capinzal e Ouro, algumas áreas a distribuição da água tratada é realizada por gravidade, através dos reservatórios Centrais, enquanto as partes mais altas recebem água através de estações elevatórias, que recalcam água para seus respectivos reservatórios, localizados nos pontos mais elevados dos bairros e/ou loteamentos, e, a partir destes, é distribuída por gravidade à população. O SIMAE conta com 12 sistemas de recalque de água tratada nos perímetros urbanos dos municípios.
  Já para os sistemas dos distritos e localidades do interior a água é distribuída por gravidade, através dos reservatórios, localizados nos pontos mais elevados destas localidades, que recebem água através de estações elevatórias. E a partir destes, é distribuída por gravidade à população. Sendo que cada localidade possui um recalque e um reservatório.

Reservatórios

 Atualmente o SIMAE possui uma capacidade de reservação de aproximadamente 9.000.000 litros de água tratada. A principal finalidade é de garantir maior efetividade na distribuição de água tratada, possibilitando que algumas manutenções, obras e paradas técnicas não interrompam o abastecimento à população.
  Para a distribuição de água tratada para as áreas urbanas dos municípios de Capinzal e Ouro são utilizados 28 reservatórios com capacidade de armazenamento de aproximadamente 8.700.000 litros de água. Já para as áreas rurais são 07 (sete) reservatórios com capacidade total de armazenamento 310.000 litros de água. Os reservatórios são projetados e executados em pontos estratégicos, visando a continuidade do abastecimento e a diminuição de pontos de recalque.

Sistema de telemetria e supervisório

  Toda a distribuição de água tratada é monitorada através do sistema de telemetria, o qual compõe o sistema de comunicação das estações remotas (instaladas em adutoras, reservatórios e estações de bombeamento) transmitindo informações à estação central (localizada na sede do SIMAE) através de sistema de radiofrequência. O processo consiste no recebimento de sinal das estações de monitoramento remotas que captam dados e enviam o sinal à estação central, onde essas informações são analisadas pelo setor técnico responsável pela verificação e acompanhamento de dados relacionados aos parâmetros de abastecimento.
  São monitoradas: vazões das redes, condições operacionais das estações de recalque de água bruta e tratada (horas de funcionamento de bombas, volume recalcado, corrente e tensão dos motores), níveis dos reservatórios e sensores de presença, etc. Esse sistema permite o monitoramento e um controle mais rigoroso de suas perdas decorrentes de vazamentos.

Sistema de tratamento convencional

  A Estação de Tratamento de Água – ETA Central iniciou sua operação em 1972, tendo sido inaugurada em 1974, juntamente com  um reservatório capacidade para 400 m³ de água tratada.
Inicialmente a ETA foi construída para operar com uma capacidade de tratamento de 25 l/s, sendo, ao longo do tempo realizadas obras de ampliação e adequação possibilitando que a capacidade de tratamento fosse aumentada para 90 l/s. Atualmente a ETA opera com 80 l/s. O tempo médio de operação diária é de 17 h/dia, e o volume tratado é de 4.624 m³/dia. 
  O tipo de tratamento da ETA Central é do tipo convencional, o qual é composto por: sistema de medição de vazão, sistema de coagulação, floculação, decantação, filtração,  desinfecção, fluoretação e correção de pH. A estrutura possui, também, laboratórios físico-químicos e microbiológicos para realização de análises de água periódicas do processo de tratamento, da água pronta para distribuição e da água distribuída.
O sistema de tratamento de água consiste no tratamento completo que tem as seguintes etapas abaixo:

Coagulação:
  Nesta etapa a água bruta recebe a adição de policloreto de alumínio (PAC), utilizado para que ocorra a coagulação. O processo consiste na atração das impurezas presentes na água.

Floculação:
  A técnica de floculação compreende a continuidade da etapa anterior, diferenciando-se devido ao gradiente de velocidade empregado. Nesta etapa ocorre a união entre os flocos já formados e as impurezas que ainda permanecem na água, formando, portanto, flocos maiores.

Decantação:
  A decantação consiste na separação entre a fase sólida e liquido. O processo ocorre no tanque de decantação: os flocos mais densos do que á água decantam por ação da gravidade depositando-se no fundo do decantador e a água clarificada passa para a etapa seguinte.

Filtração:
  A filtração é o processo de retenção física de partículas e microorganismos, que não foram removidos nos processos anteriores, tem como objetivo obter um efluente final com parâmetros de turbidez exigidos pela legislação.

Desinfecção:
  O processo de desinfecção ocorre no tanque de contato, localizado anexo a ETA, através da adição de cloro gás na água visando à eliminação de microorganismos patogênicos. Por esse motivo é importante e obrigatório a presença do residual de cloro em todos os pontos da rede de distribuição.

Fluoretação:
 Consiste na adição de flúor, na sua forma de ácido fluossilícico, na água com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de carie dentária.

Correção de pH:
  A correção de pH corresponde na última etapa do tratamento de água. O pH consiste em uma medida de acidez da água, a valor de pH para água tratada deve seguir os parâmetros previstos na legislação. A correção de pH é realizada mediante adição de produtos à base de hidróxidos que auxiliam na correção do pH da água.

Sistemas de tratamento simplificado

  Os sistemas de tratamento simplificados são compostos por: sistema de medição de vazão, desinfecção e fluoretação. São realizadas análises físico-químicas e microbiológicas dos referidos sistemas.

Nossos sistemas de abastecimento de água

Sistema Distrito Central
Rua Domingos Omizollo, 447, Bairro São Luiz - Capinzal / SC
150.056 m³/mês
25.527 habitantes
Perímetro urbano e arredores de Capinzal e Ouro
Convencional
Sistema de Vidal ramos
Vidal Ramos
467 m³/mês
144 habitantes
Vidal Ramos
Simplificado
Sistema de Barro Preto
Barro Preto
526 m³/mês
129 habitantes
Barro Preto
Simplificado
Sistema Distrito Alto Alegre
Alto Alegre
915 m³/mês
201 habitantes
Alto Alegre
Simplificado
Sistema de Capitel Santo Antônio
Capitel Santo Antônio
918 m³/mês
126 habitantes
Capitel Santo Antônio
Simplificado
Sistema de Santa Lucía
Santa Lúcia
1.900 m³/mês
366 habitantes
Santa Lúcia
Simplificado
Sistema de Lindemberg
Lindemberg
1.546 m³/mês
372 habitantes
Lindemberg
Simplificado
Sistema de Vila União
Vila União
1.070 m³/mês
282 habitantes
Vila União
Simplificado